O Projeto Afro Click: o poder da mulher Negra Baririense
O projeto Afro Click: o poder da mulher Negra Baririense foi idealizado representante do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo Clarina Genaro após a leitura do livro “Quem tem medo do feminismo negro”, da Djamila Ribeiro. “Assim como ela, compreendi que todas nós necessitamos reconstruir diariamente nossa autoestima, já que a sociedade nos coloca num lugar inferior desde o dia em que nascemos”.
A proposta é que o ensaio fotográfico seja realizado de acordo com a vontade das participantes e auxilie no fortalecimento de cada uma. “A vivência precisa ser confortável e especial “.
O projeto mostra também a pluralidade da mulher negra, não só no sentido físico, e serve de inspiração para quem está se descobrindo. Para agregar a experiência das participantes e transformar a forma como elas se vêem.
Estamos vivendo um momento positivo na sociedade de reavaliação e rejeição dos preconceitos e estigmas étnicos e sociais, que infelizmente ainda são uma realidade no mundo em que vivemos. Atos espontâneos nas redes sociais e nas ruas endossados por celebridades, artistas e por milhares de pessoas comuns ao redor do mundo, inspirados pelo movimento “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”) buscam mudar essa triste realidade. “Existe um racismo estrutural em nossa sociedade que precisa ser removido, e a fotografia mostrando como cada pessoa é uma maneira de conscientizar as pessoas para isso “.
A proposta será promovida pela Clarina Genaro CPDCN/SP e a Associação Cultural Quilombo de Bariri, que irão convidar mulheres negras, anôminas, guerreiras e Baririense com idades acima de 40 anos para fazer parte do projeto.
Você que tem esse perfil, pode nos procurar na Sede da Associação que fica na Avenida Claudionor Barbieri, 1626 – Centro ou pelo telefone 3662- 5606.
Participem!











































