Os Tambores

Voltar

A Associação Cultural Quilombo de Bariri, apresentou ao público presente palestra étnico-racial com o tema: ” Os tambores sagrados o som dos ancestrais”.

Apresentação da história dos tambores e apresentações músicas.

O Tambor é a imitação humana das batidas do coração junto ao coração da Mãe terra. Para muitas culturas, o som do tambor é a força divina que se manifesta através das vibrações rítmicas. Uma das técnicas ligadas ao uso das leis naturais.

O som dos tambores tem suas raízes na sabedoria ancestral cujas origens se perdem no tempo. Tocando e cantando com tambor nativo a pessoa partilha suas experiências em grupo, experimentando criativamente outras formas de expressão e cura no seu cotidiano com alta qualidade de consciência e presença.

Os tambores xamânicos existem há mais de 70 mil anos em todas as culturas tradicionais do planeta. O homem pré – histórico acreditava que a pele de sua caça esticada em troncos de árvores reproduzia o choro do animal morto.

E foi com esse sentimento de gratidão que passou a consagrar a morte de sua caça. Pode – se dizer que esse foi um dos princípios da manifestação religiosa do homem e a origem dos tambores.

O toque do tambor revela a arte de conectar – se com a Mãe Terra e com nosso eu interior, sintonizando nosso coração ao coração dela, e de viajar ao mundo do invisível, constatando nossa ancestralidade e todos os reinos da Natureza. Essas sociedades nativas entenderam que cantar é um recurso de cura.

Uma das técnicas ligadas ao uso das leis naturais. O som dos tambores tem suas raízes na sabedoria ancestral cujas origens se perdem no tempo. O homem nativo antigo desconhecia métodos organizados de “terapia dos sons”. Mas, na verdade, nem precisava deles, pois conhecia e vivenciava espontaneamente a influência dos sons sobre seu ritmo de vida.

Tocando e cantando com tambor nativo a pessoa partilha a suas experiências em grupo, experimentando criativamente outras formas de expressão e cura no seu cotidiano com alta qualidade de consciência e presença. Essas sociedades nativas entenderam que cantar é um recurso de cura.

O Tambor é a imitação humana das batidas do coração junto ao coração da Mãe terra. Para muitas culturas, o som do tambor é a força divina que se manifesta através das vibrações rítmicas.

Seguindo nosso calendário de palestras étnico-raciais, foi a vez de conhecermos um pouco da história e instrumentos musicais da cultura Afro-Brasileira. Teve muita informação, cantos e energia positiva.