Desfile Municipal

Voltar

O Projeto Fanfarra Quilombo de Bariri, foi criada em 2019, em homenagem de um dos fundadores da Associação Cultural Quilombo de Bariri – Carlos Roberto Vital Vianna (conhecido com Sargento Vianna para uns ou como Carlinhos para outros).

A Fanfarra vem dando prioridade a percussão desta forma, com uma pegada afro e toda brasileira, com uma mistura de sabores, cores e ritmos. Sendo, que, com um estilo de liberdade para trabalhar nosso estilo peculiar, nossa referência africana tanto em sua vestimenta como no repertório, embora a filosofia de trabalho é a mesma, a prevenção e a musicalização para outras etapas acontecerem, para fanfarra afro dar um clima de carnaval, festividade, Olodum, axé, através do som do “Surdão, Bumbo, Repinique, Caixinha, Chocalho  suas músicas trazem reflexões sobre a desigualdade e consciência negra, expressando sua ótica sobre o mundo. 

Buscando possibilitar e experiências que colaborem com a aquisição de conhecimento de forma lúdica e oportunizar vivências através diferentes para além dos espaços formais das fanfarras tradicionais. Todos usam o kufi como cobertura de cabeça.

Maestro Quilombo Robinson Alexandre Mariano, tem 36 anos e é mais conhecido como Robinho. Está cursando Gestão Ambiental pela Faculdade Anhanguera. Já integrou a Banda Marcial de Bariri por 12 anos,  percussionista nato,  desfilou por vários blocos, escolas de samba e fanfarras de Bariri e região. É um dos  líderes comunitário dos bairros Livramento e Industrial. Se Identifica pelas causas do movimento negro e das crianças. Hoje é Instrutor de Percussão da Associação Cultural Quilombo e executa a função com muita dedicação, amor e atitude, nos ensaios gosta de misturar ritmos e cadência.