Projeto de Capoeira

Voltar

Justificativa

A capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança e cultura popular e brincadeira, desenvolvida por descendentes de escravos africanos trazidos ao Brasil, além de representar a resistência dos negros à escravidão.

Percebe-se que a capoeira é uma ótima ferramenta para minimizar os problemas e históricos, socioculturais e melhorar a parte física e motora dos jovens.

O ensino da capoeira representa uma oportunidade para integração entre diferentes componentes como, história, educação física, música, envolvendo os alunos dentro de um espírito de respeito ao próximo, a nossa história, nossas tradições. Este trabalho visa colocar de forma clara e objetiva os benefícios que a capoeira pode trazer no processo educacional de crianças e adolescentes, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, noção tempo e espaço, além de disciplina e trabalho em grupo.

A medida que vão aprendendo o jogo da capoeira, tendo contato com outras pessoas de fora do seu meio, num convívio pacífico, recreativo, harmonioso, disciplinar, cooperativo e sendo valorizadas, começam a se integrar na sociedade. A capoeira propicia a elas uma condição de respeito para que consigam respeitar o próximo, conduzindo seus estímulos no sentido positivo da vida.

Dessa forma, os praticantes de capoeira geralmente apresentam uma excelente forma física e bem-estar, pois as acrobacias e movimentos não estimulam apenas o corpo, mas a personalidade e o estado mental. A capoeira é uma forma perfeita de melhorar a auto-estima e a confiança, pois, além de melhorar a forma física, também produz uma sensação de coragem quando já se domina alguns dos movimentos corporais mais complexos. Contribuindo desta forma com a vulnerabilidade social existente no mundo.

Objetivo

Levar o conhecimento de uma arte de luta dos descendentes africanos, muito importante como patrimônio cultural, mostrando através da capoeira, que é possível criar uma nova expectativa de vida, sem brigas e violência. Ensinado assim, as crianças e adolescentes das comunidades a ter a consciência de que a pratica da capoeira pode ser um fator determinante para a formação, tanto cultural como física.

Objetivos Específicos

  • Trabalhar valores de integração, participação, iniciativa, solidariedade, respeito, presença, autoestima, inclusão social;
  • Desenvolver aspectos musicais, criatividade, linguagem, ritmo e expressão corporal;
  • Integrar a criança e o adolescente a cultura brasileira, trabalhando os fundamentos e as tradições da capoeira;
  • Confeccionar instrumentos usando sua criatividade;
  • Incentivar a pratica da capoeira como arte, cultura e meio de integração social, cultural e esportiva;
  • Desenvolver habilidades corporais;
  • Diminuir as faltas e a evasão escolar;
  • Participar, organizar e desenvolver os eventos de enceramento da oficina.

Metodologia

Trabalhar a arte da Capoeira levando em consideração a idade e o desenvolvimento de cada aluno, trabalhando especificamente com todos os seguintes aspectos:

  • Teoria – Conhecimento geral sobre a capoeira e sua influência na vida social. Conhecer e entender a capoeira: sua história, seus fundamentos, suas tradições, sua ginga, seus movimentos de ataque e defesa e seus floreios, segundo a necessidade de sua criação;
  • História – será enfocada a origem, a evolução e os grandes mestres de capoeira do passado e da atualidade;
  • Cultura – A finalidade da preservação da pratica de uma manifestação popular, mantendo as tradições de um povo;