Contação de História

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A Contação de Histórias permite a interação entre contador e ouvintes e, dessa forma, os alunos deixam a imaginação fluir e vão sendo levados pelo texto. É notável o interesse pelos contos africanos e o entusiasmo em conhecer uma cultura e pessoas que não estavam diariamente envolvidas na literatura apresentada no dia a dia em sala de aula.

  Então, com a pesquisa, pode constatar que a introdução de histórias africanas desperta e motiva as crianças a buscar conhecimento, a perguntar sobre o desconhecido, no caso os “negros”, isso mostra a pouca informação e daí uma identidade pautada no preconceito e racismo.

 Como relata as Diretrizes Curriculares nacionais para Educação das Relações Étnicoraciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, que trabalhar a questão racial fornecerá aos negros conhecimentos necessário de sua história, suas raízes, sua cultura e motivos para se orgulharem de pertencer a essa etnia, para os brancos, o ensino fornecerá conhecimentos nos quais eles possam identificar a importância e contribuição dos negros na nossa sociedade e assim, aprender a respeitá-los sem preconceito.

 Desta forma, fica mais fácil educar para a multiculturalidade, se conhecendo para se respeitar. Contudo, o resultado é positivo, pois se percebe que podemos com Literatura Afrobrasileira formar crianças capazes de conviver com a diversidade, de respeitar o diferente e principalmente, as crianças negras se encontrarem e conhecerem sua cultura e seus valores da forma correta, sem estereótipos, trabalhando a autoestima e um relacionamento harmonioso na escola e fora dela.