Levar os estudantes a uma reflexão sobre a cultura material e imaterial da arte africana e afro-brasileira, mesmo sendo ela uma das bases de nossa sociedade. Diante disto, este projeto pretende compreender e valorizar a arte africana e afro-brasileira a partir das aulas de arte, estimulando os alunos a produzirem e dialogarem com essa cultura.
Este projeto também objetiva mudar a realidade atual das pessoas no que diz respeito ao preconceito étnico e suas manifestações. Espera conseguir mostrar aos estudantes, de todas as idades, a importância de compreender as manifestações culturais de origem africana tão presentes em nosso dia a dia. Para isso procuraremos empreender pesquisas, de modo a levar os estudantes a compreender e ampliar seu repertório sobre a arte africana, dentro e fora da sala de aula, predominantes não apenas na estamparia, na construção de desenhos com linhas (grafismo), texturas, manchas, seja nas vestimentas, nas fachadas, nos muros das casas e da cidade, mas também nas máscaras, na comida, na religião e no sincretismo religioso.
Vale ressaltar que em busca de viabilizar este projeto também será necessário identificar as potencialidades artísticas e criativas dos alunos, fomentando o diálogo entre culturas para reconhecer a arte africana e afro-brasileira.
Objetivo
A finalidade desse estudo é a de despertar o olhar para o senso crítico, valorizando a cultura africana e afro-brasileira criando dessa maneira um entendimento do valor dessa cultura em nossa sociedade e o respeito pela mesma. As referências são: pagnes, estamparias, tecelagens, tapeçaria, muros e portais com formas geometrizadas e muitas cores fortes, máscaras, entre outros. Além de compreender a importância da cultura africana e afro-brasileira, pretende-se conduzir os estudantes a uma tomada de consciência com relação à diversidade. Considerando esse momento em que principalmente os jovens estão vivendo num processo de contradição, com as causas impostas pela sociedade acabam por induzir à violência, à revolta nas manifestações urbanas e a intolerância com o que difere dos padrões estabelecidos e aceitos socialmente.